O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação:
Emancipação Política: 1963 (60 ANOS)
Gentílico: JANDAIRENSE
Unidade Federatíva: RIO GRANDE DO NORTE
Mesorregião: MATO GRANDE
Microrregião: BAIXA VERDE
Distância para a capital: 122 KM

Dados de características geográficas

Área: 442,75
População estimada: 6878
Densidade: 15,80
Altitude: 121
Clima: SEMIÁRIDO
Fuso Horário: Hora de Brasília (UTC-3)

Sem informações até o momento

HISTÓRIA JANDAÍRA/RN
Os primeiros registros históricos de Jandaíra vêm de Anfilóquio Câmara, que em 1941, já dava por certo a existência de um lugar com um distrito policial e certo nível econômico conhecido por Poço Jandaíra.

O nome de Jandaíra/RN originou-se da abelha jandaíra existente na região. O substantivo é derivado de jandiere, nome dado pelos aborígenes ao inseto que produzia o mais puro mel, bastante utilizado pelos índios no trato de enfermidades.

Os tropeiros saíam de Lajes/RN para São Bento do Norte/RN em jumentos (animais usados como transporte na região), carregados de lenhas para comercializá-las e de lá traziam peixes para vender em Lajes. Nessas caminhadas, eles tinham um ponto de referência para pernoitar e, a esse local, deram o nome de Baixa da Jandaíra. Nesse lugarejo, alojavam-se e à noite saíam para caçar e, nessas caçadas, encontravam sempre o mel da abelha Jandaíra, o qual extraíam e, como consequência, tornava-se mais um produto a ser comercializado. A cerca de 2 km desse local, em 1936, começaram a chegar os primeiros moradores e a partir de então, passou a se chamar Jandaíra.

Quanto ao povoamento, este apresentava um ritmo de crescimento razoável, e, em dezembro de 1958, foi elevada à condição de vila. Depois de cinco anos, os habitantes resolveram lutar para desmembrá-la de Lajes. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte e o governador do Estado Aluízio Alves oficializassem e aprovassem a Lei 3.036, dois dias após o feriado natalício. Em 27 de dezembro de 1963, o órgão criava oficialmente o município. Os prefeitos eram nomeados e o de Jandaíra passou a ser Severino Matias, porém o primeiro prefeito eleito pelo voto da população foi Severino Ramos da Câmara.

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

Jandaíra, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil). De acordo com a estimativa realizado pela IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2017, sua população é de 6 801 habitantes. Área territorial de 416 km².

Jandaíra/RN se localiza na Região do Mato Grande, e fica a 120 km de distância da Capital do Rio Grande do Norte, Natal. A BR 406 atravessa o perímetro urbano do município.

Brasão do Município


Bandeira do Município


NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#salárionaconta Há 4 dia(s)

Setembro nem acabou e os salários do mês já foram pagos!

Tá na conta de todos os servidores de Jandaíra os salários deste mês.

#Esporte Há 4 dia(s)

Confira as fotos da etapa final das modalidades da programação esportiva do Mês da Pátria.

Em Jandaíra tem apoio e valorização do esporte!

#ComunicadoImportante Há 4 dia(s)

A Comissão Eleitoral está trabalhando para que as eleições do Conselho Mun ocorram de forma segura, justa e democrática.

Conselho Municipal de Jandaíra/RN #jandairarn #eleiçõesparaconselhotutelar2023

#ComunicadoImportante Há 4 dia(s)

A EQP de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Jandaíra realizou o Microplanejamento de Atividades de Vacinação.

Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) com a equipe da Atenção Primária à Saúde.

#Juventude Há 4 dia(s)

Confira a programação da II Semana Municipal da Juventude de Jandaíra.

Programação completa nas nossas redes sociais, confira no link.

#ComunicadoImportante Há 18 dia(s)

NOTA SOBRE O PROGRAMA DO LEITE!

A Sec.de Assistência Social informa que o Programa do Leite foi interrompido em função de uma paralisação temporária da linha de produção da empresa contratada pelo Governo do RN.

#Esporte Há 18 dia(s)

Prefeitura Municipal faz o pagamento do Bolsa Atleta!

É compromisso com os Atletas Jandaírenses!

#Gestão Há 31 dia(s)

A prefeita do nosso município, Marina Marinho, participou de uma importante reunião junto ao BNDES.

Convidada pelo Instituto Alziras, encontro que reuniu outras 11 prefeitas, de quatro regiões do Brasil, para discutir novas estratégias de financiamento para cidades sustentáveis.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito