NOTÍCIAS

05-MAR-2023

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

#Administração 05 DE MARÇO DE 2023

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#prefeituradejandairarn Há 239 dia(s)

Que este novo ano traga alegria, saúde, prosperidade e muitas realizações para todos os jandairenses. Feliz 2024! ?

Que este novo ano traga alegria, saúde, prosperidade e muitas realizações para todos os jandairenses. Feliz 2024! ?

#SAÚDE Há 40 dia(s)

Em Jandaíra tem saúde pública!

Veja o quantitativo de procedimentos realizados em nossas Unidades Mista e Básicas de Saúde no mês de Janeiro de 2024.

#ComunicadoImportante Há 41 dia(s)

Nessa quarta-feira, estaremos entregando os peixes da Semana Santa!

Leve sua ficha até o Centro de Idosos e pegue o seu!

#SAÚDE Há 44 dia(s)

Essa semana, iniciamos a campanha 2024 de vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários.

Se você faz parte de um deles e ainda não tomou a sua dose, procure uma de nossas UBS de segunda a sexta-feira e fique imune à gripe!

#AGROPEC Há 45 dia(s)

Anote aí: 16 e 17 de agosto tem a maior exposição agropecuária do Mato Grande!

Hoje (22), durante a 3ª Festa do Cavalo, o Governo do Estado lançou o calendário oficial das feiras agropecuárias.

#ComunicadoImportante Há 46 dia(s)

Garanta o peixe da sua Páscoa!

Semana Santa chegando e já temos a data das inscrições para recebimento do peixe. Dias 25 e 26 de março, das 8h às 16h30, sem pausa para almoço.

#PADROEIROSÃOJOSÉ Há 48 dia(s)

Que o protetor da Sagrada Família cuide e abençoe todas as famílias de Jandaíra!

#jandairarn #diadesaojose #feriadoreligioso

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito